Deloitte Halo - Conduct Watch é um serviço de denúncia de irregularidades operado externamente, para efeitos de receção, pela Deloitte em nome da CIMT para a entidade CIMT e ao abrigo da Lei n.º 93/2021, de 20 de dezembro.
A CIMT leva muito a sério a denúncia de irregularidades e analisará todas as denúncias e iniciará uma investigação sempre que possível. Os reportes são totalmente confidenciais e ao fazer uma denúncia não é obrigado ou obrigada a revelar sua identidade, a menos que decida fazê-lo.
A CIMT, enquanto entidade jurídica, é abrangida pelas disposições do Regime Geral da Prevenção da Corrupção, que se encontra estabelecido no Decreto-Lei n.º 109-E/2021, de 9 de dezembro, e visa promover a disseminação de medidas e instrumentos de prevenção, deteção e mitigação de riscos de fraude, corrupção e infrações conexas.
Deloitte Halo - Conduct Watch pode receber denúncias de infrações e atos de corrupção ou infrações conexas nos termos previstos do Regime Geral de Proteção de Denunciantes de infrações e do Regime Geral da Prevenção da Corrupção, bem como situações de incumprimento do Código de Conduta da CIMT e a existência de conflitos de interesses, nomeadamente:
- Corrupção
- Recebimento e oferta indevidos de vantagem
- Peculato
- Participação económica em negócio
- Concussão
- Abuso de poder
- Prevaricação
- Tráfico de influência
- Branqueamento
- Fraude na obtenção ou desvio de subsídio, subvenção ou crédito
- Bullying /Assédio
- Discriminação
- Saúde / Segurança / Meio Ambiente